Bateria de laptop da Samsung solta fumaça e derrete na Coréia

Uma bateria de um notebook da Samsung Electronics derreteu neste domingo, afirmaram fontes oficiais da empresa e do departamento de bombeiros da Coréia do Sul. A bateria do laptop começou a soltar fumaça depois do equipamento ser usado por cerca de três horas e meia sobre um travesseiro, afirmou um representante do Corpo de Bombeiros de Seul à Reuters, por telefone.

A bateria queimou a cama e uma parte do piso, mas não causou um grande fogo, apontou o oficial. Um porta-voz da Samsung afirmou que o notebook era do modelo P10, fabricado em 2002, mas não ofereceu mais detalhes, como o fabricante da bateria.

"Estamos verificando os detalhes do incidente", disse James Chung, porta-voz da empresa, por telefone.

Em janeiro, uma bateria de um notebook da LG Electronics explodiu enquanto o computador estava em modo de baixa energia.

Pioneer pára de produzir painéis de plasma de 42"

A Pioneer vai interromper a produção de painéis de plasma de 42 polegadas e passará a comprar componentes deste tamanho e menores das rivais Matsushita Electric Industrial ou Hitachi para reverter o desempenho deficitário de sua divisão de TVs com telas estreitas. A informação é do jornal Asahi.

A Pioneer vai encerrar a produção dos painéis da fábrica em Kagoshima, no sul do Japão, até março de 2009, informou o jornal. A companhia vai se concentrar nos modelos de 50 polegadas ou mais, produzidos em outras fábricas, segundo o Asahi.

A decisão deve marcar o mais recente passo da Pioneer para deixar modelo de negócios integrado verticalmente, no qual a empresa conduz a produção de partes importantes de seus produtos, depois do anúncio da companhia no ano passado de passar a comprar telas de cristal líquido da Sharp para começar a vender TVs LCD.

A Pioneer tem meta de vender 480 mil TVs de plasma neste ano fiscal, que se encerra em 31 de março, menos de um décimo do objetivo de vendas da Matsushita, de 5 milhões de unidades.

Restaurantes testam sistemas de cardápio eletrônico

Restaurantes nos Estados Unidos, Europa e Japão estão testando tecnologias que permitem que os fregueses peçam comida diretamente a partir de telas instaladas em suas mesas, em lugar de depender de um ser humano que anote o pedido.

Além de cortar custos, as empresas que vendem sistemas de "cardápio eletrônico" argumentam que a abordagem pode atrair pela novidade e levar mais fregueses jovens aos restaurantes, utilizando imagens atraentes de filés suculentos e sobremesas tentadoras para inspirar os fregueses a pedir mais.

A idéia talvez seja apenas o mais recente truque de marketing em um setor que é movimentado por modas e caprichos dos consumidores. Mas, pelo menos por enquanto, parece estar estimulando os negócios.

Em Israel, a Conceptic, uma empresa de capital fechado, já instalou a tecnologia de eMenu em casas de sushi, bares e restaurantes familiares. O sistema se baseia em telas de toque que já estão em uso em refeitórios selfservice ou para serviços de venda de ingressos e compra de passagens em cinemas e aeroportos.

"Se uma pessoa começar a ver fotos de um bolo de chocolate, é provável que termine pedindo", disse Adi Chitayat, presidente-executivo da Conceptic. A empresa também forneceu seus sistemas a restaurantes na França, África do Sul e Bélgica.

O Frame, um restaurante de sushi que tem feito sucesso em Tel Aviv e usa o sistema, disse que as vendas nas mesas equipadas com o eMenu subiram cerca de 11%. Os consumidores muitas vezes telefonam com antecedência para reservar as mesas equipadas com as telas, disse a gerente Natalie Edry à Reuters.

Em uma das mesas equipadas com o eMenu, Gil Uriel e sua jovem família demonstravam entusiasmo ao ver as fotos da comida, e brigavam alegremente quanto a sobremesas. "É mais visual", disse Uriel, que trabalha no setor de tecnologia da informação, enquanto seus filhos usavam a função de jogos da tela no intervalo entre um prato e outro. "Podemos escolher do mesmo jeito, discutir do mesmo jeito, mas é mais fácil quando todos vêem o que vão comer."

Agência da Microsoft vê desafios em anúncios na web

Canais novos e promissores para o crescimento da publicidade na Internet, dos celulares às redes sociais, continuam a enfrentar desafios substanciais em 2008 para persuadir anunciantes a investir neles, disse um executivo da Avenue A/Razorfish, agência de publicidade especializada na Web.

Jeff Lanctot, vice-presidente sênior da Avenue A, descreveu a publicidade em celulares, mídia social e sites de vídeo na web como "ainda despreparada para o horário nobre", "um trabalho em curso" e "ainda distante" da padronização, respectivamente.

Cada um desses três canais representa uma grande aposta para as maiores empresas mundiais de Internet, especialmente em um momento no qual os investidores demonstram preocupação sobre como os serviços de busca na Web e outros formatos estabelecidos enfrentarão a possível recessão que ameaça os Estados Unidos este ano.

A Avenue A é parte do grupo de marketing online aQuantive, adquirido no ano passado pela Microsoft em uma transação de US$ 6 bilhões. A Microsoft posteriormente lançou uma oferta não solicitada de US$ 41 bilhões pelo controle do Yahoo, a fim de melhor competir com o líder nos serviços de busca, Google.

Em relatório anual sobre a situação do mercado de publicidade digital, lançado domingo, a Avenue A informa que as atuais tendências dificultarão que os grandes grupos de conteúdo na Web elevem sua receita publicitária em 2008, já que os anunciantes estão dividindo suas verbas entre mais sites.

A agência detinha contas com orçamentos publicitários da ordem de US$ 735 milhões em 2007, 36% acima do total do ano precedente. Em 2008, esse montante pode chegar a US$ 1 bilhão, de acordo com estimativas setoriais.

Em 2007, o grupo investiu o dinheiro de seus clientes em mais de 1,8 mil sites, ante 863 no ano anterior. E essa mudança veio em detrimento de grandes portais como o Yahoo e o MSN, da Microsoft.

Fãs protestam na web contra fim da Polaroid


Os filmes fotográficos instantâneos da Polaroid desaparecerão em breve das lojas, mas os amantes da câmara instantânea - para muitos, um objeto de culto - não estão dispostos a ficar de braços cruzados. Nostálgicos e usuários freqüentadores estão comprando material frente ao iminente desaparecimento do filme instantâneo, e dezenas de protestos na Internet já recolheram milhares de assinaturas contra do fim da produção destes.

"Alguns artistas manipulam as imagens antes que sequem e obtêm uma arte original. Não é uma tecnologia obsoleta para gente que tira fotos em casa, é uma ferramenta valiosa para profissionais", opinou Robyn McIntyre da Califórnia, um dos 6,3 mil signatários do pedido online mais popular. "É uma ferramenta educativa imprescindível", assegurou Chris Bardey, um professor de fotografia nos Estados Unidos.

A Polaroid anunciou na semana passada que deixará de produzir seus filmes fotográficos instantâneos devido à queda das vendas. A decisão representará o fechamento de suas fábricas no México, Holanda e no estado de Massachusetts (EUA) e a demissão de aproximadamente 450 trabalhadores.

A companhia, com sede em Massachusetts, anunciou no começo deste mês que completaria o fechamento de suas fábricas em Norwood e Waltham, que empregam cerca de 150 pessoas, nas próximas semanas. No final da década de 1970, a empresa contavam com cerca de 15 mil empregados só em Massachusetts.

A Polaroid deixou de fabricar no ano passado sua câmara instantânea, afetada pelo auge da fotografia digital. No entanto, a companhia quer vender a licença para que outras firmas continuem distribuindo os filmes para câmaras instantâneas. A grande beneficiária será a Fujifilm, cujos produtos são compatíveis com alguns modelos da Polaroid.

Fãs estão tristes
Mas, apesar deste raio de esperança, os fãs da Polaroid estão de coração partido. Entre eles estão fotógrafos profissionais, artistas, desenhistas, arquitetos e até médicos: alguns dermatologistas, por exemplo, usam fotos instantâneas para medir a evolução de cicatrizes ou para demonstrar o "antes e depois" dos tratamentos.

Um dos mais famosos fãs da Polaroid foi o artista plástico Andy Warhol, que utilizou freqüentemente esta câmara em seus trabalhos. A empresa se estabeleceu como uma das principais da área de Massachusetts pouco depois da Segunda Guerra Mundial, e produziu sua primeira câmara instantânea em 1948 aproveitando o "baby-boom" americano e o grande número de pais ávidos por tirar fotografias de suas crianças.

O sucesso mundial não chegou até a década dos anos 70 com o lançamento da mítica SX-70. No entanto, no final dos anos 80, a Polaroid se afundou em uma dívida profunda em sua tentativa para evitar uma hostil oferta de compra. Depois vieram investimentos fracassados em produtos que não conseguiram decolar no mercado perante a ascensão das câmaras digitais.

As vendas de filmes instantâneos atingiram seu apogeu em 1991 quando o faturamento da Polaroid chegou a US$ 3 bilhões, mas, desde então, a distribuição das câmaras instantâneas foi caindo aos poucos. A venda de rolos de filme fotográfico para as câmaras instantâneas caiu 25% anualmente na última década, segundo dados oficiais.

A Polaroid se declarou em quebra em 2001, mas agora, com mais atenção no futuro, os executivos da empresa asseguraram que entre seus projetos está a venda de produtos para fotografia digital e televisores de alta tecnologia.

Usuários fazem estoque
Embora a Polaroid tenha produzido material suficiente para garantir sua distribuição até 2009, muitos usuários nos EUA estão começando a monopolizar os filmes. No portal de vendas pela Internet Amazon.com, quatro ofertas diferentes de filme fotográfico instantâneo de Polaroid estavam entre os cinco artigos mais vendidos na seção de fotografia não digital.

No entanto, alguns especialistas recomendam não acumular demais material porque, ao contrário dos rolos para câmaras não instantâneas, que podem ser guardados no congelador por até duas décadas, os da Polaroid só podem ser conservados por apenas um ou dois anos.

Microsoft atacará cópias piratas do Windows Vista

O primeiro pacote de atualização para o Windows Vista, o Service Pack 1, virá com mecanismos para coibir a pirataria do mais recente sistema operacional da Microsoft. Segundo o site heise Security, a empresa tornará a vida dos piratas mais difícil desativando dois métodos dos mais freqüentes no destrave da ativação do Vista: o hack OEM BIOS, que faz o Vista pensar que foi instalado no PC por uma fabricante de renome que possui licenciamento em massa e o "Grace Timer Exploit", que aumenta o período de testes do software indefinidamente.

Ao desativar estes dois métodos, a Microsoft voltará a tela que pede a ativação do Windows. Caso o registro não seja feito, lembretes com um temporizador de 15 segundos serão mostrados de hora em hora, ao mesmo tempo em que o papel de parede do sistema será substituído por uma tela preta.

Em seu blog, a Microsoft explica que usuários que não quiserem instalar o Service Pack 1 inicialmente também serão afetados pela proteção antipirataria.

Isto acontecerá através de uma atualização automática via Windows Update que pesquisará o sistema e informará caso alguma irregularidade na ativação seja encontrada. Esta atualização não desabilita a ativação encontrada, apenas alerta o usuário que a mesma existe.

"Trazendo este tipo de tecnologia, queremos garantir que nossos clientes tenham sempre a melhor experiência possível com o Windows", explicou o blog Windows Genuine Advantage.

Conheça os programas mais pirateados em 2007

A SIIA (Software and Information Industry Association) divulgou as listas dos softwares mais pirateados durante 2007 como parte de seu relatório anual antipirataria. Segundo o site Tech.Blorge, a Adobe e a Symantec foram as companhias mais afetadas pela prática ilegal.

O relatório possui duas listas, a primeira com os programas mais pirateados em ambientes corporativos e a outra com os softwares mais baixados sem autorização pela internet. Confira as duas.

Títulos mais freqüentemente pirateados em companhias:
» Symantec Norton Anti-Virus
»Adobe Acrobat
» Symantec PC Anywhere
» Adobe PhotoShop
» Autodesk AutoCAD
» Adobe DreamWeaver
» Roxio Easy CD/DVD Creator
» Roxio Toast Titanium
» Ipswitch WS_FTP
» Nero Ultra Edition

Títulos mais freqüentemente pirateados via Internet:
» McAfee VirusScan
» Symantec Norton Anti-Virus
» McAfee Internet Security Suite
» Intuit TurboTax
» Adobe Photoshop
» Adobe Acrobat
» Intuit Quicken Home and Business
» Symantec Norton pcAnywhere
» Symantec Norton Ghost
» Adobe Creative Suite

O Tech.Blorge acredita que o alto preço cobrado por softwares da Adobe transforma a empresa em alvo preferencial dos piratas, o que impulsionou a empresa a aparecer em ambas as listas.

A SIIA afirmou estar combatendo agressivamente aqueles que vendem ou distribuem softwares piratas, além de ter ampliado seus esforços em direção à educação dos usuários.

O programa antipirataria corporativo da SIIA, existente há 20 anos, investigou apenas 17% das 427 notificações recebidas sobre pirataria em ambiente empresarial durante o ano de 2007.

Chefe de desenvolvimento de games da Sony deixará empresa

A Sony afirmou nesta quinta-feira que Phil Harrison, presidente da Sony Computer Entertainment Worldwide Studios, divisão de desenvolvimento de jogos da unidade de videogames da Sony, se afastará do cargo em 29 de fevereiro.

Kazuo Hirai, presidente-executivo das operações com games da Sony, a Sony Computer Entertainment (SCE), irá assumir o cargo junto com sua atual posição.

Harrison deixa a empresa depois de 15 anos para enfrentar novos desafios na indústria de videogames, embora nada de concreto esteja definido, afirmou um porta-voz da SCE.

A criação de jogos é importante para a Sony, que vê seu console PlayStation 3 bem atrás do Wii, da Nintendo, em vendas devido ao alto preço e relativa falta de títulos de sucesso.

Cisco desenvolve novo processador de rede

A Cisco Systems apresentou nesta sexta-feira seu mais novo processador avançado para trabalho em rede, aperfeiçoando seu produto anterior, desenvolvido para seus roteadores de última geração.

A fabricante de equipamentos de rede afirmou que investiiu 100 milhões de dólares para desenvolver o chamado QuantumFlow Processor.

Comparado com o chip anterior, o Silicon Packet Processor, que é usado em roteadores centrais avançados da Cisco, os CRS-1, o processador QuantumFlow possui quatro vezes mais densidade transistor.

As melhorias o ajudam a desempenhar 160 processos simultaneamente, tornado-o mais avançado do que os processadores atualmente disponíveis, afirmou a Cisco.

Microsoft vai parar de produzir videogame Xbox 360 com HD DVD

A Microsoft vai parar de fabricar aparelhos baseados no padrão HD DVD para seu videogame Xbox 360 após a Toshiba desistir da tecnologia de alta definição.

A decisão, tomada no sábado, ocorreu após vários estúdios de Hollywood, como a Warner Bros, e a varejista Wal-Mart optarem somente pela tecnologia concorrente Blu-ray, da Sony .

A Microsoft vinha sendo uma das principais defensoras do HD DVD, junto com a Intel, mas a disputa se complicou quando a Warner Bros, que apoiava as duas tecnologias, optou pelo Blu-ray no mês passado.

A Microsoft disse não ver nenhum impacto material da decisão sobre a plataforma Xbox 360 ou sua posição no mercado. Ela promete o suporte para todos os Xbox 360 HD DVD que já foram vendidos.

Os reprodutores de vídeo são um ponto-chave na batalha pelo mercado de videogames de última geração, onde fabricantes como Microsoft e Sony preparam seus aparelhos para jogos, filmes e conteúdo Web para transmissão de televisão.

O Playstation 3, da Sony, usa a tecnologia Blu-ray

Phil Harrison deixará Sony na próxima sexta-feira

Após criticar a Sony Computer Entertainment do Japão, o então presidente da Sony Worldwide Studios, Phil Harrison, deixará seu cargo na companhia dia 29 (próxima sexta-feira). O substituto para a cadeira já foi escolhido: Kaz Hirai, atual presidente-executivo da Sony Computer Entertainment.

» Veja telas de jogos para Playstation 3

Dentre os motivos que levaram ao desligamento de Harrison está o fato de o executivo ter realizado comparações entre as estratégias de mercado da Sony e da Nintendo. Segundo ele, a Big N tomou a dianteira no segmento de jogos sociais, uma tendência difundida em títulos como o Wii Sports, do console Wii.

Mesmo com as críticas de Harrison, Kaz Hirai fez questão de apontar feitos importantes do então presidente, como sua importante participação no desenvolvimento do projeto PlayStation e sua colaboração para o desempenho da indústria de games de um modo geral. ¿Gostaria de expressar minha gratidão por sua grande contribuição e desejar boa sorte a Phil em seus novos projetos¿, revelou Kaz.

Fontes especulam que o próximo cargo de Phil Harrison será na Atari, ao lado do executivo David Gardner, ex-executivo da Electronic Arts.