Hacker: Programador Extraordinário


Usada originalmente no MIT na década de 50 para definir pessoas interessadas pela (então iniciante) era da informática. Essa definição diz que um “hacker” é um pessoa que consegue “hackear”, verbo inglês “to hack”. Define que “hack” é o ato de alterar alguma coisa que já está pronta ou em desenvolvimento, deixando-a melhor.

Nesse sentido, os hackers seriam as pessoas que criaram a Internet, que criaram o Windows, o Linux e os especialistas em segurança das grandes empresas.

Com o passar dos anos, esses primeiros “hackers” passaram a utilizar o verbo hack para definir não somente as pessoas ligadas a informática, mas sim os especialistas em diversas áreas. O Hacker How-To, de Eric S. Raymond, define isso da seguinte forma:

Existem pessoas que aplicam a atitude hacker à outras coisas, como eletrônica ou música — na verdade, você pode achá-la nos mais altos níveis intelectuais de qualquer ciência ou arte. Os hackers de software reconhecem esse espírito aparentado em outros lugares e podem chamá-los de hacker também — e alguns dizem que a natureza hacker é de fato independente do meio particular no qual o hacker trabalha.

Hacker: Criminoso

Depois do invento da Internet, a mídia passou a usar o termo hacker para definir ladrões de banco via internet, ladrões de cartão de crédito — infratores das leis no mundo digital. Os hackers que desenvolveram o termo original se sentem ofendidos por esta definição e por isso criaram o termo cracker para definir estes criminosos.

Definição Incorreta

Algumas pessoas definem a diferença entre hacker e cracker dizendo que hacker invade apenas para “olhar”, enquanto o cracker invade para destruir. Essa definição é principalmente comum em “sites hacker”, freqüentados por script kiddies.

A destruição de dados não afetaria a maioria das empresas, visto que muitas delas fazem backup diariamente (ou diversas vezes por dia), não por medo de invasão, mas para se prevenir de falhas que podem ocorrer com hardware, discos, outras cópias de backup, incêndios e outros.

O roubo de dados, entretanto, é um grande problema. Números de cartões de créditos, documentos confidenciais, códigos-fonte de projetos e softwares da empresa, entre outras informações podem ser obtidas por uma pessoa que invade um sistema sem que a mesma destrua qualquer coisa ali presente.

Portanto, não há qualquer fundamento nessa definição (que, aparentemente, busca inocentar hackers).

Veja o informativo de definição de hats.

Uso dos Termos

Neste site serão usados os dois termos. Em textos técnicos o termo “cracker” vai se referir aos criminosos e “hacker” vai se referir aos programadores. Nas notícias do site, por outro lado, não seremos diferentes do resto da mídia e continuaremos utilizando o termo “hacker” para definir crackers.

Atualmente as discussões sobre qual o verdadeiro significado de “hacker” são consideradas inúteis. A mídia vai continuar usando o termo incorreto, isso provavelmente não vai mudar. Mas em textos técnicos sobre segurança a definição mais antiga será usada, ou seja, ‘hacker’ vai se referir a programadores e especialistas, capazes de concluir suas tarefas em um tempo menor que os demais. Por este motivo é que você precisa ficar sabendo das duas definições.