3Com informa não ter chegado a acordo com fundos e ações caem

A empresa de equipamentos de rede 3Com informou nesta quarta-feira que ainda não chegou a um acordo com os fundos de investimento Bain Capital Partners e Huawei Technologies Co. Ltd., que tentam adquirir seu controle, o que provocou uma queda de 21 por cento em suas ações.

A fabricante, no entanto, informou que vai promover uma votação sobre o acordo original para tentar chegar a um consenso. Os termos originais do acordo não conseguiram aprovação do Comitê de Investimentos Estrangeiros dos Estados Unidos (CFIUS, da sigla em inglês) e da própria 3Com.

Uma assembléia para votar o assunto, inicialmente marcada para o dia 7 de março, foi adiada para o dia 21 de março.

As negociações com a Bain continuam, a 3Com informou, mas as partes ainda não conseguiram chegar a um acordo alternativo que possa atender às preocupações da CFIUS e do conselho de administração da 3Com.

A empresa informou que seu conselho de administração mantém a recomendação para que seus acionistas votem a favor do acordo, com o qual eles irão receber 5,30 dólares por ação em dinheiro. As ações da companhia caíram 0,61 dólar, para 2,25 dólares.

Modelo canadense estreará como Chun-Li só em 2009

A produtora de jogos Capcom anunciou que o próximo filme de Street Fighter chegará aos cinemas apenas em 2009, justamente para coincidir com a data do vigésimo aniversário do game.

Isso significa que os fãs da famosa série de luta terão de esperar não só pelo filme em si, mas também pelo elenco de peso formado por estrelas de Hollywood, como os já anunciados Michael Clarke Duncan (The Green Mile, Sin City) no papel de Balrog, Neil McDonough (Band of Brothers, Minority Report) como Bison, Chris Klein (American Pie) na pele de Charlie Nash e a presença feminina de Kristin Kreuk, mais conhecida pelo papel de Lana na série televisiva Smallville e que vai encarnar a lutadora chinesa Chun-Li, a "bela flor da primavera".

Revelada como parte do elenco no final de 2007, Kristin será o centro das atenções nesse novo longa-metragem, uma vez que a produção dirigida por Andrzej Bartkowiak focará a jornada da personagem chinesa, muito famosa por ser uma das primeiras personagens femininas do universo dos games a fazer sucesso entre os jogadores.

Antes mesmo de Chun-Li e de sua participação no seriado Smallville, Kristin Laura Kreuk teve fama como modelo e foi capa de diversas revistas, conquistando o décimo lugar entre as cem garotas mais sexys de 2002 na Inglaterra. Entre seus prêmios mais recentes inclui-se também o de melhor atriz juvenil pela rede de televisão Univision.

O novo filme de Street Fighter conta com o apoio da 20th Century Fox e, vale lembrar, seu já mencionado diretor, Bartkowiak, tem no currículo a adaptação de Doom.

Demanda reprimida deve estimular WiMax na Ásia

A demanda reprimida por acesso móvel à Internet nos mercados emergentes asiáticos deve estimular o crescimento do sistema WiMax, uma nova tecnologia de rede em fio em alta velocidade, disseram executivos do setor.

No ano passado, existiam 1,5 milhão de usuários de serviços WiMax no mundo, e o número deve subir a 5 milhões este ano, disse Sunil Kumar, diretor de marketing da Beceem Communications, uma fornecedora norte-americana de chips para o mercado de banda larga móvel.

"Trata-se de um ano importante para o WiMax. Há muitos testes em curso em todo o mundo", disse Kumar à Reuters.

Na terça-feira, por exemplo, a Embratel informou que lançará no fim deste mês uma rede WiMax criada com investimento de 175 milhões de reais. A rede será implantada em 61 cidades do Brasil, inicialmente focada em pequenas e médias empresas.

O número de assinantes mundiais de serviços WiMax deve atingir os 36 milhões até 2011, disse Phil Marshall, vice-presidente sênior da consultoria Yankee Group, em conferência setorial.

O WiMax, que deve gerar novas receitas para o setor de telecomunicações, permite que usuários com laptops ou aparelhos móveis equipados para uso do sistema baixem dados, filmes e música a distâncias de dezenas de quilômetros da fonte transmissora.

A tecnologia é uma versão mais potente do WiFi, padrão sem fio que conecta usuários a rede de curtas distâncias. O número de assinantes do WiMax na Ásia deve subir a mais de 11 milhões até 2011, o que equivaleria a 30 por cento do total mundial de usuários, de acordo com um comunicado da conferência.

Cerca de 281 redes de WiMax foram instaladas, por 29 empresas e 15 produtores de chips, disse Daniel Cho, vice-presidente de estratégia da POSDATA, da Coréia do Sul, que está trabalhando com uma empresa tailandesa para testar o sistema WiMax em Bancoc.

Por volta de 2010, 650 milhões de pessoas em todo o mundo terão cobertura do sistema WiMax, segundo Cho.

Dada a baixa penetração da Internet na Ásia e o fato de qualquer pessoa poderia ter acesso à Internet por meio de pequenos aparelhos, como câmeras equipadas com WiMax, o potencial de crescimento parece muito grande, segundo os executivos.

"A penetração dos celulares na Ásia ainda é baixa. O índice pode ser notável em áreas urbanas, mas em regiões rurais há grande potencial de crescimento", disse Kumar.

Sony Ericsson faz alerta sobre lucro do 1º trimestre

A fabricante de celulares Sony Ericsson alertou na quarta-feira que seu lucro poderá cair a menos da metade no primeiro trimestre, o que agravou o crescente pessimismo no setor de celulares e representa novo revés para a Ericsson .

Uma desaceleração econômica mundial começa a afetar o consumo, o que prejudica todo o setor. Na semana passada, a fabricante de chips Texas Instruments reduziu suas projeções para o primeiro trimestre, mencionado queda na demanda pelos chips utilizados nos celulares 3G, de preço mais elevado.

"É natural, para os bens de consumo eletrônico, quando cresce a incerteza entre os consumidores, que estes adiem compras ou optem por modelos mais baratos", disse Janne Rantanen, analista do banco sueco Carnegie.

As ações da Ericsson exibiam queda de 9,23 por cento às 11h08, horário de Brasília, e estavam perto de sua marca mais baixa em quatro anos e meio, depois de uma queda de quase 60 por cento nos últimos meses. As ações da Nokia caíam em 4,35 por cento.

"O mercado está se provando desafiador", disse Dick Komiyama, presidente da Sony Ericsson.

O lucro líquido antes de impostos da joint-venture, controlada pela Ericsson e pela Sony, deve ficar entre 150 milhões e 200 milhões de euros no primeiro trimestre.

Isso se compara a 362 milhões de euros no primeiro trimestre de 2007, ainda que a empresa tenha anunciado que sua margem bruta de lucro continua em 30,3 por cento.

"Esse é claramente um sério alerta de lucro, com resultados equivalentes a apenas metade das expectativas", declarou um analista, que pediu que seu nome não fosse revelado.

François Duhen, analista da CM-CIC Securities, disse que os problemas devem perdurar por mais ou um dois trimestres "a depender do cenário macro, com a chegada ou não da recessão dos Estados Unidos à Europa".

Quarta maior fabricante de celulares atrás de Nokia, Samsung e Motorola, a Sony Ericsson tem conseguido progresso contínuo e ameaça chegar à terceira posição na indústria. No quarto trimestre, a companhia superou expectativas e ganhou participação de mercado.

Mas a Sony Ericsson informou que o mercado para celulares mais caros, tradicional ponto forte da companhia, enfraqueceu.

A companhia informou que continuará a buscar maior participação em mercados emergentes em um esforço para reduzir sua dependência da Europa, onde enfrenta competição cada vez maior de novos celulares da Nokia e da Samsung.

A Sony Ericsson agora espera vender cerca de 22 milhões de celulares durante o primeiro trimestre deste ano, quase a mesma quantidade vendida no mesmo período do ano passado, com uma média de preços de 120 euros.

Google vê aumento no uso da Web em celulares

O Google viu uma aceleração do uso da Internet entre os usuários de celulares nos últimos meses, desde que a empresa lançou serviços móveis mais rápidos para modelos específicos de celulares.

Indicações iniciais de acentuada elevação do uso da Internet em celulares, e não apenas em computadores, começaram a emergir de serviços que o Google vem oferecendo nos últimos meses aos celulares Blackberry, aparelhos multimídia da Nokia e ao iPhone, da Apple, anunciou a maior empresa de buscas na Web.

"Chegamos a um momento decisivo no uso da Internet móvel", disse Matt Waddell, gerente de produto do Google Mobile, em entrevista. "Estamos vendo que o uso da Internet móvel está de fato se acelerando."

A crescente disponibilidade de planos a preço fixo de transmissão de dados, de parte das operadoras de telefonia móvel, em lugar das tarifas por minuto que anteriormente desencorajavam o uso da Internet, bem como a melhora dos browsers disponíveis em celulares e a oferta de serviços otimizados por empresas como o Google, vêm estimulando o crescimento, argumentou Waddell.

O Google fez o anúncio ao introduzir um novo aplicativo para download por celulares equipados com o sistema operacional Windows Mobile, da Microsoft . O aplicativo posiciona uma tela de busca do Google de maneira conveniente na tela inicial desses aparelhos.

Versões semelhantes do software de busca que o Google criou para usuários do Blackberry em dezembro e certos modelos Nokia em fevereiro resultaram em aceleração de 40 por cento nas buscas dos usuários na Web, o que por sua vez estimulou o uso.

O software reduz o tempo necessário a buscas no Google em celulares ao eliminar os passos iniciais do processo: encontrar e abrir o browser no telefone, esperar pela conexão com a Internet e digitar o endereço do Google. Com a conveniência oferecida pela área de busca do Google, os usuários de celulares passaram a utilizar mais a Internet, segundo a empresa.

Casio mostra a câmera mais rápida do mundo


A empresa Casio Computer mostrou hoje, no Japão, sua nova câmera, considerada a mais rápida do mundo. O novo modelo, com resolução de 6 megapixels, é capaz de capturar até 60 imagens por segundo. A câmera também grava filmes a 1,2 mil frames por segundo.

O lançamento acontece durante a feira Photo Imaging Expo, realizada na capital japonesa, Tóquio. Não há informação sobre o preço do aparelho.

GPS e dados de busca levam à condenação de assassina

A texana Wendi Mae Davidson foi condenada a 25 anos de prisão por assassinar seu marido, o soldado da aeronáutica Michael Severance, com base em duas evidências eletrônicas: o histórico de buscas de seu programa para navegação na Internet e dados de um rastreador GPS.

Segundo o site News.com, as investigações do caso começaram em 16 de janeiro de 2005, pouco após uma ligação de Davidson à Força Aérea para notificar o desaparecimento de Severance, ocorrido no dia anterior.

Agentes da aeronáutica e do departamento policial de San Angelo começaram as investigações e chegaram à conclusão de que era improvável que o oficial desaparecido houvesse desertado. Então, começaram a procurar por evidências de assassinato.

Com a informação de que Davidson possuía um cavalo em algum rancho de localização desconhecida, os investigadores optaram por rastrear o veículo da viúva com um equipamento GPS, instalado na madrugada do dia 26 de fevereiro de 2005. No dia seguinte, coletando os dados registrados pelo dispositivo, descobriram o endereço e fizeram as primeiras buscas por Severance, sem sucesso.

Nas investigações, perceberam que o computador da clínica veterinária em que Davidson trabalhava havia sido utilizado para conduzir buscas online sobre polígrafos (detectores de mentira) e também a frase "decomposição de um corpo em água". Em um interrogatório, a viúva se mostrou na defensiva quando perguntaram a respeito de suas buscas online e do rancho.

Em uma nova busca no rancho, Severance foi encontrado submerso em uma lagoa, amarrado a uma âncora, provavelmente envenenado com remédios retirados da clínica de Davidson. A acusada se explicou, afirmando que havia apenas movido o corpo para proteger um membro da família que poderia ser o assassino, mas a polícia não acreditou.

Julgada, mesmo recorrendo à Quarta Emenda na esperança de garantir que os meios eletrônicos não fossem utilizados como evidência, Wendi Mae Davidson se tornou a primeira ré a ser condenada graças a evidências obtidas através de dois meios eletrônicos.

Apple negocia oferta de música ilimitada com gravadoras

A Apple está negociando com grandes gravadores oferta de acesso livre ao catálogo de sua loja de música iTunes em troca pelo pagamento de um prêmio por iPods e iPhones, informou o Financial Times.

Citando pessoas próximas das negociações, o jornal informa que as discussões estão sobre uma disputa de preço que a Apple estaria disposta a pagar para ter acesso aos catálogos das gravadoras.

Um executivo da indústria informou que pesquisa mostrou que os clientes pagariam um ágio de até 100 dólares para terem acesso ilimitado à música durante a vida útil de seus aparelhos, ou uma quantia mensal de 7 a 8 dólares, em modelo de assinatura.

Representantes da Apple não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

Australiano se suicida com ajuda de "robô" caseiro

Um australiano de 81 anos se suicidou com o auxílio de uma espécie de robô que construiu usando informações obtidas na Internet, informou hoje a imprensa local.

O homem, que deixou uma carta explicando que se mataria porque não queria deixar sua casa para viver num asilo, montou um aparelho que lhe permitiu disparar à distância uma pistola semi-automática carregada com quatro balas.

O médico Philip Nitschke, principal defensor da eutanásia na Austrália, disse que esta morte se tratou de uma ação "extrema e bizarra", e acrescentou que "o fato de haver gente que chegue a esses extremos sugere a necessidade de algum tipo de lei" sobre o assunto no país.

"Muitas destas pessoas chegaram a uma situação na qual a morte é sua opção preferida", acrescentou Nitschke.

Grupo convoca marcha na selva para libertar reféns das Farc

Um grupo de jovens convocou pela Internet 1.000 pessoas para que entrem voluntariamente na selva da Colômbia, como parte de uma missão humanitária para resgatar pacificamente 40 pessoas sequestradas pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A iniciativa, cujo objetivo é a libertação de vários políticos, incluindo a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, desencadeou uma polêmica no país por causa de seu risco e provável ineficácia.

As Farc mantêm sequestradas 40 pessoas com finalidade política, com a intenção de trocá-las com o governo por 500 guerrilheiros presos.

"Convidamos o povo colombiano a formar um grupo de 1.000 voluntários dispostos a caminhar até San José del Guaviare, e a partir dali realizar uma operação humanitária de resgate civil dos sequestrados em poder das Farc", diz a convocatória, colocada na rede de relacionamentos Facebook.

O texto prevê uma reunião dos voluntários no dia 13 de junho na cidade de Villavicencio, para iniciar a caminhada com acompanhamento internacional e dos meios de comunicação, até San José del Guaviare, epicentro das recentes libertações de sequestrados.

Datasul assume contratos da Tech Solutions por R$ 15,2 milhões

A Datasul, companhia de software sediada em Joinville (SC), vai assumir os atuais contratos da Tech Solutions Tecnologia da Informação na área de terceirização de serviços de tecnologia por 15,2 milhões de reais.

Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta terça-feira, a Tech, também de Joinville, vai continuar sob comando dos atuais executivos e de duas franquias de distribuição.

A Datasul afirmou que o valor de 15,2 milhões de reais corresponde a 3,8 vezes o Ebitda da empresa previsto para 2008 —Ebitda é a sigla em inglês para a geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização.

O valor será pago com recursos próprios, diz a empresa.

A Tech presta serviços para os clientes da própria Datasul e para outras empresas de software de gestão, como Amanco e Stiefel. Segundo a Datasul, todos os clientes continuarão a ser atendidos pela Datasul.

Embratel investe R$ 175 milhões em rede WiMax

A Embratel Participações informou nesta terça-feira que lançará no final deste mês sua rede de banda larga sem fio pela tecnologia WiMax, fruto de um investimento de 175 milhões de reais.

Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a companhia disse que tem licença para operar na frequência de 3,5 gigahertz desde um leilão promovido pela Anatel em 2003.

Além da Embratel, só dispõem de frequências para operar uma rede WiMax neste momento no Brasil as companhias Brasil Telecom e Neovia, todas adquiridas naquele leilão.

Segundo o comunicado da Embratel, a rede WiMax será implantada em 61 cidades, com a possibilidade de extensão para até 200 municípios, em um período ainda não determinado.

No final deste mês, no entanto, período que a companhia chama de primeira fase do projeto, os serviços de banda larga estarão disponíveis em 12 capitais (São Paulo, Rio, Salvador, São Luís, Brasília, Goiânia, Belém, Curitiba, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife).

De acordo com o texto, o público alvo do serviço é compostos de pequenas e médias empresas em todo o Brasil, para as quais a companhia prestará serviço de acesso à Internet de alta velocidade.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) chegou a promover um leilão para vender novas licenças de banda larga sem fio pelo padrão WiMax em setembro de 2006. No mesmo dia, entretanto, o leilão foi cancelado por questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU).

Além disso, a Anatel impediu no edital que as concessionárias de telefonia fixa participassem da disputa, mas elas obtiveram liminares na Justiça para entregar propostas e o órgão regulador ainda não conseguiu derrubá-las.

No mês passado, a Anatel deu por cancelado o leilão, que recebeu cerca de 100 propostas fechadas na época. Ainda não há previsão para que a agência promova nova licitação, o que pode ser uma vantagem competitiva da Embratel neste momento.

Procurada, a companhia ainda não retornou os pedidos de entrevista.

(Reportagem Taís Fuoco)