Sony Ericsson faz alerta sobre lucro do 1º trimestre

A fabricante de celulares Sony Ericsson alertou na quarta-feira que seu lucro poderá cair a menos da metade no primeiro trimestre, o que agravou o crescente pessimismo no setor de celulares e representa novo revés para a Ericsson .

Uma desaceleração econômica mundial começa a afetar o consumo, o que prejudica todo o setor. Na semana passada, a fabricante de chips Texas Instruments reduziu suas projeções para o primeiro trimestre, mencionado queda na demanda pelos chips utilizados nos celulares 3G, de preço mais elevado.

"É natural, para os bens de consumo eletrônico, quando cresce a incerteza entre os consumidores, que estes adiem compras ou optem por modelos mais baratos", disse Janne Rantanen, analista do banco sueco Carnegie.

As ações da Ericsson exibiam queda de 9,23 por cento às 11h08, horário de Brasília, e estavam perto de sua marca mais baixa em quatro anos e meio, depois de uma queda de quase 60 por cento nos últimos meses. As ações da Nokia caíam em 4,35 por cento.

"O mercado está se provando desafiador", disse Dick Komiyama, presidente da Sony Ericsson.

O lucro líquido antes de impostos da joint-venture, controlada pela Ericsson e pela Sony, deve ficar entre 150 milhões e 200 milhões de euros no primeiro trimestre.

Isso se compara a 362 milhões de euros no primeiro trimestre de 2007, ainda que a empresa tenha anunciado que sua margem bruta de lucro continua em 30,3 por cento.

"Esse é claramente um sério alerta de lucro, com resultados equivalentes a apenas metade das expectativas", declarou um analista, que pediu que seu nome não fosse revelado.

François Duhen, analista da CM-CIC Securities, disse que os problemas devem perdurar por mais ou um dois trimestres "a depender do cenário macro, com a chegada ou não da recessão dos Estados Unidos à Europa".

Quarta maior fabricante de celulares atrás de Nokia, Samsung e Motorola, a Sony Ericsson tem conseguido progresso contínuo e ameaça chegar à terceira posição na indústria. No quarto trimestre, a companhia superou expectativas e ganhou participação de mercado.

Mas a Sony Ericsson informou que o mercado para celulares mais caros, tradicional ponto forte da companhia, enfraqueceu.

A companhia informou que continuará a buscar maior participação em mercados emergentes em um esforço para reduzir sua dependência da Europa, onde enfrenta competição cada vez maior de novos celulares da Nokia e da Samsung.

A Sony Ericsson agora espera vender cerca de 22 milhões de celulares durante o primeiro trimestre deste ano, quase a mesma quantidade vendida no mesmo período do ano passado, com uma média de preços de 120 euros.

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