Vírus de PC são sucesso em Hollywood


Os filmes de Hollywood são famosos por fazer retratações grosseiras de interfaces ridículas ao tratar de computadores e novas tecnologias. O site entertainment.wikia fez uma seleção de cinco vírus de computador que, apesar estarem longe da nossa realidade, são teoricamente possíveis. A maioria deles requer muito tratamento de interface gráfica por parte do hacker que o criar, coisa que na vida real não acontece.

» Heroínas do videogame vão para a tela grande
» Robosapien será estrela de cinema
»Produtoras vêem 3D transformando filmes
» Criminosos são enganados e encenam comédia

Confira a seleção dos cinco vírus de PC "top" de Hollywood e os filmes em que eles aparecem.

5) Matrix

Nome do vírus: Agente Smith
Criado por: Agente Smith
Instalado por: Agente Smith
Modus operandi: Depois de ser destruído no primeiro filme da trilogia, o Agente Smith volta com o poder de se replicar e infectar outros seres na Matrix. Smith infecta os outros programa enfiando a mão nos seres digitais. Ao final da trilogia, todos os softwares são Agentes Smith, da mesma forma como os PCs, hoje, se tornam zumbis.

4) Como enlouquecer seu chefe (Office Space)

Nome do vírus: Desconhecido
Criado por: Michael Bolton
Instalado por: Peter Gibbons
Modus operandi: Peter começou seu golpe ao comparar o vírus ao ato de pegar centavos de uma loja. Michael tinha um pedaço de código que poderia enganar o sistema de contabilidade para arredondar frações de centavos para baixo e depositar o restante em sua conta bancária. A empresa não conferia estes extratos por causa do excesso de trabalho em relação ao bug do ano 2000, que estava por vir.

O plano inicial era que a dupla iria enriquecer ao longo de diversos anos, mas no dia seguinte a conta bancária de Michael tinha US$ 305 mil. O homem então se dá conta que deve ter trocado uma casa decimal em seu código, dando uma lição de moral para programadores que compilam sem revisar.

3) Hackers

Nome do vírus: Da Vinci
Criado por: Eugene Belford, com o nick "The Plague"
Instalado por: Eugene Belford, com o nick "The Plague"
Modus operandi: The Plague instalou o vírus no servidor da empresa onde trabalhava para que o serviço secreto dos EUA se envolvesse no caso. Os agentes poderiam então encontrar um arquivo escondido que roubava da companhia. O vírus agia sobre cinco tanques controlados via computador, um ato que teria conseqüências terríveis.

2) A rede (The Net)

Nome do vírus: Vírus do Wolfenstein 3D
Criado por: Desconhecido
Instalado por: Angela Bennett
Modus operandi: Angela pegou o vírus ao utilizar ferramentas para extraí-lo de um jogo infectado (Wolfenstein 3D). O vírus agia se a tecla ESC fosse apertada a qualquer hora e o HD começava a se deteriorar, com todo o processo mostrado na tela em tempo real. Quem criou o vírus deve ter trabalhado bastante tempo na interface gráfica.

1) Independence Day

Nome do vírus: Jolly Roger
Criado por: David Levinson
Instalado por: David Levinson com a ajuda de Steven Hiller
Modus operandi: Em uma tentativa desesperada de destruir naves alienígenas antes que estas acabassem com a raça humana, o matemático David teve a idéia de enviar um vírus para as naves extraterrestres e desabilitar os escudos impenetráveis. Os aliens estavam utilizando os satélites terrestres a seu favor, e David achava que poderia tirar vantagem disso. E consegue. O estranho é que o código dele era compatível com o sistema operacional extraterrestre.

0 comentários: