Desconhecido candidato Ron Paul ganha site brasileiro


Natuza Nery
Direto de Nova York

Os pré-candidatos à eleição presidencial nos Estados Unidos invadiram a Internet para conquistar votos e atrair novos eleitores. Alguns deles, porém, ultrapassaram fronteiras digitais e já conseguem atrair algum apoio organizado de blogueiros no Brasil. Se dependesse de internautas brasileiros, a corrida à Casa Branca daria na web menos holofotes aos famosos Barack Obama, Hillary Clinton e John McCain. Chamado pela mídia local de "underdog" (coitado), o pré-candidato republicano Ron Paul teria mais palanque.

Polêmico e em um distante último lugar nas primárias de seu partido, ele é o único presidenciável com blog hospedado em português. "O objeto do site é divulgar suas idéias. Quando vi que a candidatura de Ron Paul estava crescendo, quis fazer o possível para torná-la mais conhecida em nosso país", diz Lucas Mafaldo, sociólogo e autor do site independente Ron Paul Brazil.

Membro destacado da legenda conservadora, as idéias de Paul surpreendem até mesmo o eleitorado mais liberal. Apesar de ser contra o aborto, ele defende a legalização de drogas e critica de forma impetuosa a guerra no Iraque e a política "intervencionista" do governo George W. Bush, que formalmente apóia. Seu colega republicano, John McCain, e os adversários democratas Hillary e Obama não têm o mesmo destaque na Internet brasileira. Eles possuem, no entanto, comunidades de apoio em sites de rede social populares no Brasil.

Nos últimos dois anos, a campanha eleitoral cresceu drasticamente no mundo virtual e se tornou uma importante estratégia para aumentar a base de apoio a republicanos e democratas. Há 15 anos disponível ao público, a Internet ascende a cada dia à categoria de um dos braços mais importantes da política norte-americana, como mostra uma pesquisa do instituto Pew Research Center.

"Aproxidamente um quarto dos americanos (24%) dizem regularmente aprender algo sobre os candidatos pela Internet, quase o dobro do percentual registrado na campanha de 2004", informa a sondagem. Quando o alvo são os jovens, as pesquisas mostram um cenário ainda mais claro: a web já é a principal fonte de informações entre pessoas de 18 a 30 anos de idade na eleição deste ano.

De acordo com o levantamento, populares sites de relacionamento e de vídeos, como o My Space e o YouTube, têm um papel importante na disputa. Cerca de um quinto dos norte-americanos usa esses meios para saber mais sobre a corrida eleitoral. Aproximadamente 41% dos entrevistados afirmaram ter visto ao menos um vídeo da campanha no YouTube.

O pré-candidato Barack Obama tem se beneficiado do uso da Internet. Favorito do eleitor jovem, ele usa a ferramenta virtual como plano para galvanizar o novo eleitorado.

Sem dinheiro para empreender uma campanha tradicional nas emissoras de TV, Ron Paul se apóia na Internet para conquistar votos e diz ter conseguido aumentar sua receita de arrecadação de forma inédita, sem informar números. Todos os sites oficiais dos candidatos estão configurados para coletar doações em dinheiro.

Orkut X My Space
As estrelas da campanha norte-americana também são vistas no Orkut, site de relacionamento que se transformou em um verdadeiro frenesi no Brasil. Segundo a empresa, os brasileiros já representam 55,23 % do total de membros no mundo todo.

No Orkut, Barack Obama é o pré-candidato com maior número de fãs. Atual favorito nas primárias democratas, o senador de Illinois é homenageado por 21 comunidades, incluindo a de nome "Brasileiros por Obama", integrada por parcos nove membros. Assim como nas últimas primárias do Partido Democrata, a ex-primeira dama vem em segundo lugar, com 13 comunidadaes a seu favor.

Enquanto no Orkut a campanha é bastante tímida, os pré-candidatos despontam ativamente no My Space, maior site de relacionamento dos Estados Unidos e do mundo, com mais de 110 milhões de usuários. Nele, as atuais cinco campanhas usam o espaço como um verdadeiro comitê central, vendendo souvenirs e divulgando vídeos, programas de rádio e plataformas de campanha.

No My Space, Hillary Clinton fez o seu último login em 20 de janeiro e já passou a marca dos 43 mil amigos. Obama aparece em segundo lugar, com mais 22 mil contatos. O último login do senador foi no ano passado. Os pré-candidatos republicanos não passam de 5 mil contatos.

0 comentários: